EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

A Educação a Distância é a modalidade educacional na qual a mediação didático-pedagógica nos processos de ensino e aprendizagem ocorre com a utilização de meios e tecnologias de informação e comunicação, com estudantes e professores desenvolvendo atividades educativas em lugares ou tempos diversos.

São muitas as definições de Educação a Distância. Segundo o Decreto Lei 5.622, de 19 de dezembro de 2005:

Consideramos a EaD como a ampliação do acesso democrático à educação, dirimindo as barreiras de espaço, tempo, condições social, econômica, geográfica e cultural. Quando falamos em EaD levamos em consideração a distância física e temporal entre professores e alunos, o uso de algum tipo de tecnologia para mediar essa interação, a equipe de profissionais que colaboram para a criação de um curso e suas respectivas atividades (designer instrucional, designer de multimídia, coordenadores pedagógicos, professor-conteudista, professor-tutor, redatores, revisores, além da equipe administrativa, financeira e técnica).

O ensinar em EaD é compartilhado, orientado e coordenado pelo professor (a), cujo papel principal está na mediação da inteligência coletiva. O participante, por sua vez, não é mero receptor de conteúdos e informações, é um ser autônomo e gestor do próprio conhecimento – desempenha um papel ativo e participativo durante todo o processo de ensino e aprendizagem.

Com a perspectiva de desenvolver o aprendizado e assimilação dos conteúdos, as ferramentas que oferecemos no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) são baseadas em acervos de biblioteca, textos, imagens, entrevistas gravadas, videoaulas, chat online com especialistas e fóruns relacionados ao tema para integração dos alunos.

O aperfeiçoamento da tecnologia favorece um ambiente virtual de qualidade, com uma comunicação dinâmica, interativa e mais eficiente.

A Brasil Sustentável Editora oferece cursos na modalidade à distância, com tutoria e autoinstrucional.